top of page
  • rp84040

Vantagens, riscos e custos da cirurgia robótica para o câncer de próstata. Urologista responde

Atualizado: 11 de jan. de 2023

O médico especialista Dr. Bruno Benigno | CRM SP 126.265 (Urologista e Oncologista) no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, São Paulo, preparou um vídeo em seu canal no Youtube esclarecendo as principais dúvidas dos pacientes.


Sumário deste vídeo:

00:00 - Introdução


00:50 - Como é feita a cirurgia de próstata por robótica?


Cirurgia robótica é um procedimento minimamente invasivo, executado pelo cirurgião através de um equipamento de alta precisão, denominado console de cirurgia robótica, que tem a capacidade de controlar braços mecânicos miniaturizados, introduzidos na cavidade abdominal do paciente através de cânulas do diâmetro de uma caneta.


O aparelho não executa a cirurgia propriamente dita, sendo necessário o controle completo do cirurgião e de seu auxiliar.

Os braços do sistema robótico precisam ser instalados e acoplados em locais estratégicos da parede abdominal, de forma a triangular adequadamente e favorecer a execução do procedimento cirúrgico.

Na urologia, a cirurgia robótica pode ser aplicada para operações de próstata, rim, bexiga e glândulas supra renais.

A primeira cirurgia robótica executada no mundo ocorreu no ano 2000 na Alemanha. No Brasil a técnica foi primeiramente executada em 2008 e passou a ser amplamente difundida em grandes centros de referência a partir de 2013.


02:56 - Quais os benefícios da cirurgia robótica?

  • Menor sangramento

  • Menor dor no pós operatório

  • Menor tempo de internação hospitalar

  • Recuperação mais rápida da continência urinária

  • Recuperação mais rápida da ereção

  • Melhor visualização da anatomia do paciente através do console tridimensional ampliado

  • Maior capacidade que o cirurgião adquire ao trabalhar em pequenos espaços, proporcionando maior precisão na reconstrução de órgãos complexos

03:59 - Quais são os riscos da cirurgia robótica da próstata?

  • Risco de sangramento no intraoperatório é muito pequeno, sendo necessário a transfusão sanguínea em aproximadamente 2% dos casos

  • Risco de infecção no local da cirurgia, que pode ocorrer em até 5% dos casos e que comumente é controlado com a utilização de antibióticos antes, durante e depois do procedimento

  • Infecção urinária, que pode ocorrer em até 15% dos casos

  • Risco de incontinência urinária, que em média de 4% em casos não complexos, podendo chegar até a 20% nos casos de alta complexidade

  • Risco de perda da ereção, que pode ocorrer de 15 a 50% dos homens submetidos a retirada da próstata para tratamento do câncer

05:05 - Por que a cirurgia robótica de câncer de próstata tem melhor eficácia?

A maior eficácia da cirurgia robótica para o tratamento do câncer de próstata não está em uma maior chance de ficar curado da doença, e sim, em uma maior possibilidade de recuperação mais rápida do controle da urina e a retomada da ereção.


Uma outra vantagem da cirurgia robótica é que o cirurgião tem a capacidade de enxergar os tecidos dentro da cavidade abdominal de forma amplificada, favorecendo a manipulação mais delicada e menos traumática de estruturas nobres, como os nervos da ereção e o esfíncter urinário.


Esta maior delicadeza na manipulação dos tecidos mostra sua vantagem no pós-operatório, onde observamos que na maioria das vezes os pacientes relatam pouca dor e desconforto após esse tipo de procedimento.


A cirurgia robótica não é garantia de que não haverá complicações no pós-operatório, muito menos garantia de que o paciente não terá efeitos colaterais. Entretanto, o avanço tecnológico possibilita a execução de procedimentos cirúrgicos complexos com alta precisão e com menor manipulação grosseira de estruturas nobres da anatomia humana.


05:49 - Quais são as desvantagens em se fazer uma cirurgia robótica?
  • Custos ainda são considerados elevados para a realidade brasileira

  • Equipamento robótico ainda não está disponível em todos os estados da federação brasileira

  • Centro de referência ainda são as instituições com a quantidade de profissionais treinados para a execução de cirurgias robóticas

  • Menos de 10% dos cirurgiões urologistas do Brasil possuem a certificação e habilitação para a execução de cirurgias robóticas

06:55 - Tem cirurgia robótica pelo sus?


O sistema único de saúde ainda não oferece de forma ampla a cirurgia robótica aos seus usuários. Entretanto, alguns centros públicos de referência nacional, como o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Rio de Janeiro - RJ, e o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) são instituições que oferecem a plataforma robótica em protocolos de pesquisa mas com o número limitado de casos executados a cada mês.


07:20 - Quando a cirurgia robótica é indicada?


A cirurgia robótica vem ganhando cada vez mais espaço entre as especialidades cirúrgicas como cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia torácica, urologia, ginecologia, cirurgia pediátrica, dentre outros. Na urologia em particular, a cirurgia robótica pode ser empregada para o tratamento de doenças benignas e malignas dos rins, bexiga, próstata e ureter.


Para o tratamento do câncer de próstata, a prostatectomia radical robótica vem ganhando cada vez mais espaço em centros de referência no Brasil e no mundo. Nos Estados Unidos, aproximadamente 95% de todas as cirurgias para o tratamento do câncer de próstata já são realizadas com a técnica robótica.

No Brasil o número de casos de cirurgia robótica para tratamento do câncer ainda é pequeno comparado a quantidade de homens diagnosticados todos os anos. Estima-se que aproximadamente 5000 cirurgias robóticas são executadas no Brasil todos os anos, com intuito de tratar homens com câncer de próstata, um percentual considerado pequeno frente aos 65.000 homens diagnosticados com a doença todos os anos em nosso país, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer - INCA.


08:04 - Como é a recuperação após a cirurgia robótica?


A recuperação após a cirurgia robótica tende a ser mais rápida e o paciente costuma retornar de forma precoce às suas atividades do trabalho.

O tempo de permanência dentro do hospital após a cirurgia varia de 24 a 36 horas. Além disso o tempo necessário de utilização de sonda na uretra é menor, quando comparado ao tempo de utilização da cirurgia aberta

Após a cirurgia robótica, os homens necessitam utilizar uma sonda de drenagem de urina de forma a facilitar a cicatrização adequada entre a bexiga e a uretra. O tempo de permanência de sonda é de aproximadamente 7 dias na cirurgia robótica de aproximadamente 15 dias para a cirurgia aberta

Além disso, 80% das cirurgias executadas com a técnica robótica não necessitam a utilização de drenos na região do abdômen, o que favorece uma menor dor no pós-operatório e maior facilidade para que o paciente se movimente e saia da cama após a cirurgia.

Após o período de sete dias utilizando a sonda, o paciente é liberado para atividades físicas leves como caminhadas, dirigir e trabalho que não requer atividade física intensa.

A recuperação da continência urinária é um processo que pode demorar de três a oito meses e a fisioterapia é uma técnica que acelera o processo de controle dessa função fisiológica.

Já o controle da ereção após a cirurgia robótica é variável, mas costuma durar de quatro a nove meses após o procedimento. Medicações que aumentam a vascularização sanguínea no pênis, como a tadalafila, são muito úteis para acelerar o processo de recuperação.



09:41 - Quanto custa em média uma cirurgia robótica da próstata?


O custo médio de uma cirurgia robótica no Brasil, levando em conta apenas o custo da plataforma robótica, é de aproximadamente $2500 dólares. É preciso adicionar este custo às despesas hospitalares e com honorários médicos.

Em reais, o custo total aproximado de uma cirurgia da próstata robótica, valores em 2022, variam de 35.000 a R$50.000 na cidade de São Paulo.

Esses números são aproximados, uma vez que os custos hospitalares de honorários médicos podem variar bastante de instituição para instituição.

O sistema de braços robóticos ainda não está incluído no rol de procedimentos com cobertura pelos planos de saúde no Brasil. Entretanto, pacientes que possuem convênio de saúde com cobertura em hospitais que possuem a plataforma robótica podem ser submetidos ao procedimento sem o custo das despesas hospitalares, tendo que arcar “apenas” com os custos do robô e de honorários médicos de forma particular.

Nos últimos dois anos, algumas operadoras de saúde, entendendo os benefícios da cirurgia robótica, tem autorizado em caráter de excepcionalidade a cobertura integral do sistema robótico.


11:00 - Qual é a melhor técnica de cirurgia de próstata e sua duração?


A melhor técnica para execução do tratamento do câncer de próstata depende principalmente da familiaridade que o cirurgião e sua equipe têm com a tecnologia, a quantidade e frequência de casos executados anualmente.

A cirurgia aberta ainda é o procedimento mais executado no Brasil e oferece resultados muito bons, em mãos experientes.

Já a cirurgia robótica ainda está limitada aos centros de referência em nosso país, tendo uma quantidade ainda limitada de cirurgiões capacitados para a execução deste tipo de procedimento.

A curva de aprendizado para a cirurgia robótica é significativamente menor do que quando comparamos com a cirurgia aberta. Isso significa que cirurgiões atingem níveis de excelência de resultados executando uma menor quantidade de casos com o equipamento robótico.

A transferência de conhecimento técnico de um cirurgião para o outro também é uma facilidade técnica proporcionada pelo console de cirurgia robótica, uma vez que a visualização do campo cirúrgico e das estruturas anatômicos em tempo real pelo professor e o aluno facilita a orientação durante a fase de treinamento dos cirurgiões menos experientes.

As vantagens da cirurgia robótica já foram descritas anteriormente nesse texto, mas ressaltamos que o avanço tecnológico proporciona execução de procedimentos cirúrgicos complexos e com maior nível de precisão.

O dano aos tecidos manipulados é menor quando comparado ao da cirurgia aberta tradicional. O tempo de recuperação da continência urinária e da ereção tende a ser mais curto com as técnicas robóticas.

Em termos de chances de cura do câncer, não há estudos científicos que mostram a superioridade de um método em relação ao outro, sendo considerados equivalentes.


12:57 - O que se deve comer depois da operação da próstata?


Após a cirurgia robótica da próstata é muito comum a queixa de constipação intestinal e a sensação de gases abdominais.

Estes sintomas costumam durar por aproximadamente três a cinco dias após a cirurgia. A melhor forma de diminuir o desconforto é através de uma alimentação balanceada, além da ingestão generosa de água.

Recomendamos alimentos que naturalmente são laxativos, como ameixa, aveia, mamão, frutas com bagaço e alimentos com pouco teor de gordura.

Recomendamos também evitar alimentos embutidos e condimentados, como salames, carnes enlatadas, alimentos processados ou apimentados.

De preferência para proteína animal grelhada e com baixo teor de gordura. Evite o consumo excessivo de açúcar e refrigerantes.

Bebidas alcoólicas também não são permitidas por até 15 dias após a cirurgia.


Qual o tempo de recuperação após a cirurgia de prostatectomia radical?


Recuperação após a cirurgia de retirada total da próstata varia de três a seis semanas. Na primeira semana após o tratamento é necessário a utilização de uma sonda inserida pela uretra. Após este período, o paciente retorna ao consultório do médico para a retirada do dispositivo. A retirada da sonda é um procedimento rápido e indolor.

Uma semana após a retirada da sonda iniciamos o programa de fisioterapia pélvica, com o intuito de acelerar a recuperação da continência urinária.

Comumente recomendamos medicações que aumentam a vascularização de sangue no pênis,como a tadalafila, com o objetivo de acelerar a recuperação da ereção.

O tempo de recuperação completo após uma cirurgia de próstata pode variar de 4 a 18 meses. A boa notícia é que 80% dos pacientes operados atingem um resultado satisfatório entre 6 a 7 meses após a cirurgia.

Atividades físicas intensas, como academia, pedalar longa distância e outras que requerem grande força de contração abdominal costumam ser reiniciadas após dois meses da cirurgia.

É importante deixar claro que essas orientações podem variar amplamente de paciente para paciente. Questione sua equipe médica sobre a existência ou não de alguma intercorrência ou particularidade no seu caso


14:25 - É normal sentir dores após a cirurgia de próstata?


Não, não é normal sentir dores intensas após a cirurgia da próstata. A principal queixa que a maioria dos pacientes relata após esse tipo de procedimento é a prisão de ventre, ou constipação intestinal.

Isso ocorre devido ao jejum prolongado antes da cirurgia, uso de medicações analgésicas, além da utilização de antibióticos para evitar infecção. Tudo isso leva a um desbalanço da flora bacteriana intestinal, podendo favorecer o surgimento de diarreia ou a prisão de ventre.


Costumamos prescrever anti inflamatórios por cinco dias após a cirurgia. No caso de dor leve a moderada, medicações como dipirona e paracetamol são as mais comumente utilizadas

15:12 - Quais são as desvantagens da cirurgia robótica?



A principal desvantagem da cirurgia robótica no Brasil ainda são os custos pouco acessíveis para a grande maioria da população.

Outra potencial desvantagem é o número ainda limitado de cirurgiões urologistas capacitados para a execução deste tipo de procedimento. Nos últimos anos o número de profissionais vem crescendo, graças a iniciativas de hospitais de referência e estratégias educacionais promovidas pela Sociedade Brasileira de Urologia.

A outra desvantagem é que boa parte dos consoles de cirurgia robótica ainda estão concentradas na região sul e sudeste do país, dificultando o acesso a uma parcela significativa da população brasileira.

15:28 - Qual anestesia para cirurgia robótica?


A cirurgia robótica para o tratamento do câncer de próstata é sempre feita com paciente em anestesia geral. Em alguns hospitais, como no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, onde nossa equipe atua, utilizamos uma técnica que combina anestesia tripla.


A técnica é uma combinação de anestesia geral, raquianestesia e anestesia local. Isso permite com que o paciente receba uma quantidade muito menor de medicação na veia e tenha um controle da dor por um tempo de aproximadamente 6h após o término da cirurgia.


Com essa abordagem anestésica conseguimos uma taxa de 90% dos pacientes se movimentando fora da cama hospitalar dentro das primeiras 8h após a cirurgia.


A movimentação precoce permite o menor acúmulo de gases intestinais, diminui o risco de trombose nos membros inferiores e melhora a sensação de desconforto abdominal que alguns pacientes podem sentir.


16:11 - Existe cirurgia robótica pelo SUS?


Infelizmente a cirurgia robótica ainda não é amplamente oferecida pelo sistema único de saúde. Do nosso conhecimento, em 2022, ano em que escrevemos este texto, apenas dois hospitais de grande porte pelo SUS oferecem programas de cirurgia robótica, com acesso limitado a poucos casos executados por mês. São eles:


  • Instituto Nacional do Câncer - RJ

  • Instituto do Câncer do Estado de São paulo - SP

O acesso a estes centros de referência é feito através do encaminhamento pela unidade básica de saúde.


16:47 - Quais hospitais fazem cirurgia robótica?


Em São Paulo (SP), a grande maioria dos hospitais de médio e grande porte, na região sul e central da capital, já oferecem o equipamento de cirurgia robótica. Para saber mais sobre coberturas, entre em contato com nossa equipe. (veja abaixo)

Em outros estados, procure urologista referenciado mais próximo de você.

Abaixo listamos alguns dos principais hospitais que oferecem o serviço em São Paulo:

  • Hospital alemão Oswaldo cruz

  • Hospital Sírio libanês

  • Hospital israelita Albert Einstein

  • Hospital 9 de julho

  • Hospital São Luiz itaim

  • Hospital Santa Catarina

17:40 - Finalização e agradecimentos


🔸Não deixe para amanhã cuidados que precisam ser diários!

☎(11) 2769-3929 📱(11) 99590-1506

Faça contato direto pelo whatsapp: 📲 https://bit.ly/2HCRkgt



Agende online: http://bit.ly/2WMMiCI


Rua Borges Lagoa 1070, Cj 52 Vila Mariana - São Paulo - SP Dr. Bruno Benigno - CRM SP: 126.265


Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page