Apalutamida reduz em 33% o risco de morte em homens com câncer de próstata com metástases.

Homens com câncer de próstata no estágio metastático ganham mais uma opção de tratamento.

Estudo que acaba de ser publicado em encontro internacional de oncologistas, a ASCO, que acontece em Chicago - EUA 31 de maio a 4 de junho, demonstra a diminuição do risco de morte por câncer de próstata da ordem de 33%, com a utilização da medicação apalutamida em conjunto com bloqueadores hormonais.

O estudo ocorreu em diversos centros dos Estados Unidos, Europa e América Latina. Aproximadamente 1000 homens com doença no estágio metastático foram incluídos no estudo.

A droga demonstrou um aumento na probabilidade de sobrevida global, controle dos níveis de PSA e da progressão de metástases pelos exames de imagem por um tempo prolongado, quando comparado ao braço que recebeu apenas a medicação placebo em associação com bloqueadores hormonais.

A droga apalutamida é um bloqueador hormonal oral já aprovada para utilização em homens com doença resistente à castração e sem sinais radiológicos de metástases.

Com a publicação dos dados deste novo estudo, surge mais uma opção no controle da doença para homens com câncer de próstata no estágio metastático e que ainda não receberam bloqueadores de testosterona.

Até então a utilização da quimioterapia ou outra droga oral, a abiraterona em associação com corticosteróides, eram as principais opções disponíveis para homens diagnosticados neste estágio da doença.

No Brasil a medicação ainda não está aprovada neste cenário.

Os resultados trazem boas notícias para comunidade médica e pacientes que lutam contra o câncer de próstata.

Urologista e Oncologista em São Paulo | São Paulo
Dr Bruno Benigno | Uro Onco Clínica Urologia e Oncologia | São Paulo

Entre em contato com a clínica Uroonco

Obrigado(a). Logo responderemos.