top of page

Entenda as diferenças entre as cirurgias da Próstata | Robótica | Aberta | Vídeo | RTU.

Respondendo perguntas recebidas em seu canal no YouTube, em um vídeo mostrando uma sala de cirurgia robótica, o Dr Bruno Benigno (CRM SP 126265), urologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Diretor da Clínica Uro Onco, explica o que é a RTU (ressecção transuretral, conhecida popularmente como "raspagem da próstata") e as diferenças entre a cirurgia robótica, aberta e por vídeo (ou laparoscópica).




De imediato, o especialista começa explicando que a RTU não é utilizada para o tratamento do câncer e sim para homens que têm a próstata aumentada (hiperplasia) e que já não respondem ao uso de medicações.

Neste procedimento ocorre uma raspagem da próstata por dentro da uretra, com o objetivo de aumentar o calibre do canal. Não há necessidade de cortes (incisões) no abdômen ou no pênis do paciente. Tudo é feito através de uma microcâmera introduzida pela uretra do paciente anestesiado.


A raspagem é feita somente na parte interna da próstata, não sendo necessária sua remoção completa (a prostatectomia).


Já os procedimentos de cirurgia robótica, aberta e vídeo-laparoscópia são métodos usados para o tratamento de homens com câncer de próstata, desta forma, a próstata do paciente é completamente removida (conhecida como prostatectomia radical).

Entre as técnicas citadas para o tratamento do câncer de próstata, a mais conhecida é a cirurgia aberta, onde o cirurgião faz um corte do umbigo até a região dos pelos pubianos e remove a próstata por completo, explica o médico. É um procedimento seguro, contudo, a recuperação é um pouco mais lenta, tendo em vista que é preciso fazer uma grande abertura na barriga do paciente.


Uma evolução dessa técnica é a cirurgia por vídeo, ou seja, a video-laparoscópica, em que são feitos de quatro a cinco pequenos cortes (em média de 3 cm cada) abaixo do umbigo.


Uma micro câmera introduzida pelo umbigo gera imagens de dentro do abdome do paciente. O cirurgião faz outras pequenas incisões no abdome, para a introdução de finas pinças para a remoção completa da próstata.


O cirurgião e seu assistente executam o procedimento de forma coordenada e reconstroem a via urinária sem a necessidade de colocar as mãos no abdome do paciente. A próstata é removida pela incisão feita no umbigo ao final do procedimento.


Segundo o Dr. Bruno Benigno, existem muitas semelhanças entre a cirurgia por vídeo e a robótica, ambas precisam da introdução de uma câmera através de pequenos ``furinhos``.

Entretanto, a primeira diferença é que a câmera utilizada na cirurgia por vídeo tradicional oferece uma visão bidimensional, ou seja, a cirurgia é vista em uma tela grande de ‘’televisão’’. Já na robótica, o cirurgião vê a cirurgia internamente (dentro do abdômen do paciente) através de um console de cirurgia robótica que proporciona uma visão tridimensional.


Neste caso, a sensação é como se o cirurgião estivesse ‘’dentro’’ do paciente, uma visão mais imersiva e, juntamente a isso, o console oferece uma ampliação de 8 a 12 vezes o tamanho das estruturas do tecido, sendo possível ver com maior nitidez .


A outra diferença entre as técnicas é que as pinças utilizadas na cirurgia por vídeo tem pontas retas, não existindo flexibilidade, logo, em algumas situações o cirurgião tem dificuldade para manipular internamente. Em compensação, na cirurgia robótica as pinças têm flexibilidade nas pontas, reproduzindo e ampliando os movimentos da mão humana, favorecendo um procedimento mais preciso. Isso tudo se reflete em uma recuperação mais rápida do paciente.


A robótica é um método mais avançado por ser uma ‘’caixa de ferramentas’’ mais delicada, favorecendo com que o cirurgião tenha um poder de destreza maior para executar o procedimento.

A maior limitação para a ampla utilização da cirurgia robótica é o custo em nosso País. O equipamento robótico ainda não faz parte da lista de materiais obrigatórios na cobertura pelas operadoras de saúde. Além disso, uma parcela pequena de médicos está habilitada para a realização deste tipo de procedimento.


Esperamos que essas informações possam ajudar e ressaltamos a importância de buscar um urologista para analisar corretamente cada caso e indicar de forma individualizada o melhor tratamento para cada paciente.



Escrito por: Sofia Carnavalli | Assessoria de Imprensa do Dr.

Bruno Benigno.



4 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Sol Resolve
Sol Resolve
Aug 30, 2023

Boa tarde Dr. Assisti seu vídeo sobre os tipos de Cirurgia da Próstata, muito esclarecedor.

Gostaria de Fazer uma Pergunta. A cirurgia através da raspagem da próstata pode causar uma disfunção erétil? O Sr. tem ideia do custo para fazer uma Cirurgia dessa? É que estou com HPB, minha próstata está com 75 cm³, Estou tomando Duasterida + Cloridrato de Tansulozina. Percebi que estou tendo um problema de impotência, não totalmente, mas mudou bastante.


Desde já Agradeço vossa atenção

Att

Ademir Lopes

Like
Dr. Bruno Benigno
Dr. Bruno Benigno
Aug 30, 2023
Replying to

Prezado Sr. Ademir Lopes,


Agradecemos sinceramente pelo seu feedback positivo sobre nosso vídeo informativo sobre os diferentes tipos de cirurgia da próstata. Ficamos felizes em saber que o vídeo foi esclarecedor para você.


Quanto à sua pergunta sobre a cirurgia de raspagem da próstata e o risco de disfunção erétil, é compreensível que você esteja preocupado com os possíveis efeitos colaterais. Gostaríamos de informar que, de acordo com estudos e experiências clínicas, o risco de impotência após a raspagem da próstata é relativamente baixo, estimado em cerca de 2%. No entanto, é importante ressaltar que cada caso é único e os resultados podem variar com base em fatores individuais.


Para discutir mais detalhadamente sobre sua condição, opções de tratamento e…


Like

Geraldo66. Resido em Araçatuba SP. Em Julho22 exame PSA 6,7/22%. Biópsia tetectou uma (11/1) amostra maligna, em estágio inicial. Imagino ser muito caro - cirurgia Robótica. Qual o custo da cirurgia por Vídeo?

Like
Dr. Bruno Benigno
Dr. Bruno Benigno
Aug 20, 2022
Replying to

Ola, Sr. Geraldo Obrigado por escolher nossa equipe. Por favor nos envie seus dados para contato através do nosso site [ www.clinicauroonco.com.br ] ou WhatsApp (11) 99590-1506. Nossa equipe retornará o mais breve possivel com todas as informações solicitadas. Se preferir, agende uma consulta (presencial ou por vídeo) pelo https://www.doctoralia.com.br/bruno-benigno/urologista/sao-paulo ou ligue diretamente para: (11) 2769-3929 (das 08:00h às 19:00h). Lilian Ribeiro | Secretária do Dr. Bruno Benigno

Like
bottom of page