top of page

O que é o HIFU para o tratamento do Câncer de Próstata? Urologista especialista explica

Atualizado: 6 de jan. de 2023



O HIFU (High Intensity Focused Ultrasound) é uma técnica minimamente invasiva, que destrói somente a porção da próstata com tumor. Dessa maneira, os tecidos ao redor da próstata são preservados, diminuindo o risco de incontinência urinária e impotência sexual, sequelas frequentes nos tratamentos radicais.


Comumente indicadas para homens já submetidos previamente à radioterapia e que apresentam retorno da doença localizada na próstata. O tratamento é feito sob anestesia geral, através da introdução de um equipamento de ultrassom que emite energia em alta vibração e provoca o aquecimento de diversos pontos no interior da próstata.


A temperatura é capaz de promover a destruição do tecido benigno e do próprio câncer de próstata. O procedimento é feito completamente sem a necessidade de uma incisão. Isso favorece uma recuperação mais rápida e a ausência de sangramentos.


A vantagem do HIFU reside no menor risco de incontinência urinária e impotência sexual, quando comparado a métodos de tratamentos tradicionais, como a cirurgia. Mas é importante deixar claro que o HIFU ainda não é indicado como modalidade de tratamento inicial para homens que acabaram de receber o diagnóstico do câncer de próstata e ainda não foram submetidos a nenhum tipo de tratamento.

Dessa forma, a terapia focal ainda é vista pelos urologistas e oncologistas como um método de tratamento de resgate.

Saiba mais em: https://www.clinicauroonco.com.br/hifu


🔸Não deixe para amanhã cuidados que precisam ser diários!

☎(11) 2769-3929

📱(11) 99590-1506

Faça contato direto pelo whatsapp: 📲 https://bit.ly/2HCRkgt

💻 https://www.clinicauroonco.com.br/

Agende online:

Rua Borges Lagoa 1070, Cj 52

Vila Mariana - São Paulo - SP

Dr. Bruno Benigno - CRM: 126.265 | RQE Nº: 60022 




97 visualizações0 comentário
bottom of page