top of page

Qual o valor normal do PSA?

O PSA é um exame feito no sangue de todos os homens e é uma proteína que é

produzida na próstata, ou seja, apenas os homens produzem o PSA. Para entender melhor o que é o PSA e para que serve, acesse:





No sangue, a proteína tem uma concentração quatro mil vezes menor do que as quantidades encontradas dentro da próstata, isso porque a mesma é produzida apenas na região.

De forma objetiva, o nível que convencionalmente é considerado normal do PSA é até 4 ng/ml, após esse valor, é sinal de alerta.

Entretanto, é importante deixar claro que com o passar da idade o PSA também vai aumentando, então são realizados ajustes na análise do PSA, tanto para a idade quanto para o volume e peso da próstata.

Espera-se que um homem com idade por volta de 30/40 anos tenha um PSA baixo (até 1,5 ng/ml). Quando esse valor começa a crescer de forma acelerada, não se espera chegar até o valor limite (4 nh/ml) para tomar uma providência, nesses casos, são realizados exames mais detalhados como, por exemplo o PSA livre, o exame de toque retal.

Para saber mais sobre a relação entre o PSA livre e total, acesse:






Quando o PSA chega em um valor acima de 2,5 ng/ml, são utilizadas ferramentas como o próprio toque retal, a relação entre o PSA livre e total ou o valor da densidade do PSA (que é dividir o valor do PSA total pelo volume da próstata, essa proporção tem que ser sempre menor que 0,15, isto é, menor que 15%, acima disso já é considerado um valor preocupante) para fazer uma análise mais profunda do motivo do aumento.

É importante lembrar que um PSA alto não é necessariamente um indicativo de câncer de próstata, várias outras situações podem aumentar o PSA no sangue, a principal delas é a hiperplasia benigna da próstata e a prostatite crônica, em segundo lugar a prostatite aguda, infecção urinária e também o próprio câncer de próstata.


Então é papel do urologista estabelecer qual a causa principal que está levando a um aumento do PSA e o tratamento vai ser direcionado de forma correta e específica para o motivo certo.

No youtube, está disponível um vídeo sobre o assunto, onde de forma clara e objetiva, o Dr. Bruno Benigno (CRM SP 126265), urologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e diretor da Clínica Uro Onco, explica qual o valor normal do PSA e quais as causas de um possível aumento. Acesse abaixo:





Escrito por: Sofia Carnavalli | Assessoria de Imprensa

do Dr. Bruno Beningo (CRM SP 126265).

12.307 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page